Brasileiro sendo brasileiro !
- Luiz Fernando Paggiossi
- 29 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Quando o assunto é lei, norma, padrão, conduta técnica; geralmente os brasileiros costumam empurrar com a barriga, deixando sempre para depois ou dando um jeitinho de acomodar as coisas.
Recentemente tivemos mudanças importantes e legais para os callcenters ativos; inicialmente foi a implantação da LGPD, depois a obrigatoriedade do código 0303 para callcenters de vendas e por último a cobrança das chamadas com qualquer duração, acabando com a não tarifação de chamadas com menos de 3 segundos.
O que aconteceu, quais as medidas que os callcenters tomaram ?
Até onde eu sei e tenho conhecimento, a esmagadora maioria não fez nada, achando que a lei não vai pegar, e continuaram e fazer exatamente como faziam há anos.
Não estão nem ai para a LGPD, não tem a base de telefones para não ligar, não querem nem ouvir falar no 0303 e os robos continuaram a enviar chamadas; qual foi o resultado até agora, a Anatel fechou cerca de 180 callcenters nas últimas semanas, algumas operadoras de SCM que tinham o hábito de colocar CLI nas chamadas também foram autuadas, algumas fechadas por essa irregularidade, que já fora avisada há tempos pela agência.
Notou que nos últimos dias você parou de receber aquelas chamadas chatas e insistentes, 3, 4 ou 5 vezes por dia; então foi essa ação da Anatel.
As multas chegam a 50 milhões, e um fato é incontestável; a lei existe e a fiscalização esta mais ativa, já que todo o tráfego de voz dos callcenters é feito via IP, fica fácil identificar a origem.
Ou as empresas se adequam às leis ou poderão sofrer com isso.
Aqui na Abatel temos a preocupação de cumprir todas as normas e leis, encerramos vários contratos com clientes antigos que não queriam se adequar aos novos padrões, perdemos faturamento sim, mas lei é lei, pode passar anos sem que você seja autuado, mas se a possibilidade existe, é possível que um dia você seja.
Talvez você esteja pensando que é um exagero ou que vai perder dinheiro com as novas medidas; mas lembre-se, sempre há uma nova maneira de trabalhar, sempre há uma saída. Vivemos em um país com uma instabilidade econômica, já passamos por vários planos e mudanças nas últimas décadas e sobrevivemos, então é só por a equipe para pensar em soluções e se adequar ao novo.
Luiz Fernando
Abatel Telecom
Comments